quinta-feira, 4 de março de 2010

QUAL É O PILOTO BRASILEIRO QUE MAIS VEZES VENCEU AS 500 MILHAS DE INDIANAPOLIS: A RESPOSTA É "HÉLIO CASTRONEVES"

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USF1 ESTÁ FORA DA F1 EM 2010 E GRID OFICIAL TERÁ 12 EQUIPES

A Fórmula 1 terá 12 equipes nesta temporada, em vez de 13, já que a FIA decidiu na quarta-feira que não aceitará a inscrição de outra escuderia para substituir a USF1.
Em nota, a Federação Internacional de Automobilismo disse que a equipe americana "indicou que não estará em posição de participar do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2010 da FIA".
"Tendo considerado as várias opções, a FIA confirma que não é possível que uma equipe substituta seja inscrita para o campeonato a esta altura tardia."
A decisão acaba com as ambições da sérvia Stefan GP, que pretendia ficar com a vaga da equipe dos EUA a partir do GP do Bahrein, no dia 14.
A FIA disse que irá anunciar em breve os detalhes de um novo processo seletivo "para identificar candidatos para preencher eventuais vagas existentes no começo da temporada de 2011".

BIA FIGUEIREDO PILOTA F INDY PELAS RUAS DE SÃO PAULO

Um carro da Fórmula IndyCar Series passou pelas ruas de São Paulo a cerca de 150 km/h na manhã desta quinta-feira. Como forma de divulgar a etapa paulistana da categoria americana, a brasileira Bia Figueiredo guiou um modelo promocional de dois lugares (biposto) por algumas das principais avenidas da cidade.
O trajeto de Bia começou às 5h40 (de Brasília) desta quinta em frente ao Teatro Municipal, no centro de São Paulo, e na sequência incluiu a Avenida 23 de Maio. Ela ainda deu duas voltas no Monumento às Bandeiras, na região do Parque do Ibirapuera, e encerrou seu percurso dez minutos depois em outro cartão-postal da cidade, o Obelisco.
O cálculo de velocidade não pôde ser feito com exatidão, pois o veículo promocional não tinha medidor de velocidade, mas a piloto acredita ter atingido 150 km/h na 23 de Maio.
"Não dava para correr muito, porque em certos lugares pessoas atravessavam. Quase peguei uma mulher com um cachorro", disse ela, achando curiosa a reação de estranheza de muitos espectadores que não sabiam do evento.
Para colocar em prática a volta extremamente rápida, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realizou um esquema especial, impedindo o trânsito de automóveis nas cercanias das ruas pelas quais a piloto passou durante o evento.
"É emocionante ver o trânsito parar por sua causa, é legal andar em um trecho em que ando normalmente de carro com um Fórmula Indy", afirmou Bia, nascida em São Paulo em 1985.
Primeira mulher a vencer uma corrida na Fórmula Renault e na Indy Lights, Bia Figueiredo estreará na IndyCar Series em 14 de de março, no grande prêmio a ser organizado no Sambódromo e em um trecho da Marginal Tietê. Por enquanto, ela tem contrato com a equipe Dreyer & Reinbold Racing somente para a etapa paulistana, porém confia em permanecer na categoria durante toda a temporada.
Fonte: Terra

VEREADOR PAULISTANO QUER IMPEDIR PROVA DA INDY EM SÃO PAULO

A primeira prova da IndyCar no Brasil pode ir por água baixo. Não só por conta das chuvas. Mas também pelo pedido do vereador Adílson Amadeu (PTB) ao Ministério Público de Habitação e Urbanismo para o cancelamento do evento no Sambódromo e num trecho da Marginal Tietê em São Paulo.
Adílson Amadeu argumenta que a cidade possui autódromo. Ele reclama dos riscos de acidentes, congestionamento no trânsito e o impacto sonoro no hospital da região. Em 13 de março (sábado) estão previstos os treinos classificatórios e dia 14 (domingo) a prova.
O vereador suspeita da ausência de laudos de segurança, higiene e impacto ambiental. Isso porque a Prefeitura e a São Paulo Turismo não apresentaram os documentos.
"Não sou contra a prova. Mas sim contra jogar dinheiro pelo ralo. Os R$ 12 milhões destinados pela Prefeitura para a Fórmula Indy dariam para construir AMAs (Assistência Médica Ambulatorial), creches, albergues, além de eliminar as enchentes naquela região", destaca Amadeu, que nega ser oposicionista do governo municipal.
Promotor de Justiça do MP, Raul de Godoy instaurou um inquérito civil e expediu ofícios à Prefeitura, São Paulo Turismo e Companhia de Engenharia de Tráfego. Ele quer, antes da prova, a comprovação da viabilidade do evento.
A Prefeitura, a São Paulo Turismo e a CET aguardam pelos ofícios para depois se manifestarem. A TV Bandeirantes, uma das principais organizadoras da prova, preferiu não comentar. A Reunion, também promotora da IndyCar no país, não retornou a ligação.
A Prefeitura assinou contrato para a realização da prova na cidade por cinco anos. Alega contrapartida de R$ 120 milhões este ano só com os turistas.
Fonte: Lancenet