segunda-feira, 1 de março de 2010

GRID DO FIA WTCC TERÁ 20 CARROS EM CURITIBA

A sexta temporada do WTCC - Mundial de Carros de Turismo terá 20 carros na rodada dupla de abertura nos próximos dias 6 e 7 de março no Autódromo Internacional de Curitiba - Pinhais. Os organizadores divulgaram a lista oficial, sem esconder a satisfação com o tamanho do grid numa época em que o automobilismo continua ressentindo-se dos efeitos da crise financeira mundial. O paranaense Augusto Farfus, com um BMW 320si da equipe oficial da fábrica alemã, continuará sendo o único representante brasileiro.
Além dos pilotos de 15 nacionalidades diferentes, os promotores contam com a adesão de outras equipes em corridas selecionadas, que devem ampliar também o atual número de fabricantes - SEAT, BMW e Chevrolet. Apesar da saída da SEAT, campeã por equipes e pilotos no ano passado com o italiano Gabriele Tarquini, a casa espanhola será defendida por sete modelos León de times independentes. Mais velho campeão da história dos campeonatos organizados pela FIA - alcançou seu primeiro título no WTCC aos 47 anos -, Tarquini correrá pela SR Sport ao lado do português Tiago Monteiro, do holandês Tom Coronel e do espanhol Jordi Gene.
"Estamos orgulhosos por ter conseguido manter um grid altamente qualificado nestes tempos economicamente desafiadores", comemorou Marcello Lotti, gerente geral da KSO, empresa organizadora da categoria. "A maior parte dos pilotos e equipes permaneceu conosco, o que garante a manutenção do crescimento do campeonato", acrescentou. "Temos de agradecer à Chevrolet e à BMW por renovarem seu compromisso como equipes de fábrica. E não podemos esquecer a SEAT, que embora não esteja mais presente como time oficial está fazendo grande esforço para garantir o necessário suporte técnico às equipes particulares."
Companheiro de equipe de Felipe Massa em 2000 na Fórmula Renault italiana, série que venceria no seguinte à conquista do astro da Ferrari, Augusto Farfus terá a responsabilidade de defender o prestígio da BMW ao lado do britânico Andy Priaulx. A marca alemã reduziu seu investimento no WTCC e baixou a quantidade de carros oficiais de cinco para dois. Priaulx foi tricampeão de 2005 a 2007, enquanto Farfus ainda persegue um título inédito. Em 2009, brigou pela possibilidade até à última etapa, mas fechou na 3ª colocação com o maior número (6) de vitórias no campeonato.

CARROS DA FÓRMULA FUTURE FIAT JÁ ESTÃO NO BRASIL

Já estão no Brasil os primeiros carros da Fórmula Future Fiat, categoria que estreará nesta temporada nas pistas brasileiras com apadrinhamento e consultoria de Felipe Massa. Dez dos 20 chassis Signatech adquiridos pelos organizadores do Racing Festival foram embarcados no porto francês de Le Havre e aguardam agora o final dos trâmites burocráticos no Porto de Santos para serem liberados.
O segundo lote de monopostos tem partida da França prevista para a próxima quarta-feira. Depois do desembaraço alfandegário, os carros seguirão para a fábrica da empresa JL, em Cotia, na Grande São Paulo. "Todos os motores FPT já estão lá e o processo de montagem poderá ser iniciado brevemente", informou Titonio Massa, dirigente da RM Racing Events, promotora do Racing Festival, integrado também pelo Trofeo Línea e pela 600 Super Sport (motos).
A Fórmula Future Fiat marca a tão aguardada volta de uma modalidade de base ao automobilismo brasileiro, carente de uma série destinada aos jovens saídos do kart desde a extinção da Fórmula Renault no final de 2006. Com orçamento acessível, oferece pacote técnico de última geração, esquema promocional que inclui a exibição das provas em TV aberta e cabo e premiação atraente. O campeão ganhará uma vaga na Fórmula Abarth italiana em 2011, enquanto o segundo, terceiro e quarto colocados receberão um teste na equipe Signature de Fórmula 3 europeia.
Titonio acrescentou que o cronograma do Trofeo Línea continua sendo seguido dentro da programação estabelecida. Os carros já receberam o arco de segurança e os trabalhos de montagem prosseguem em ritmo acelerado na fábrica da Metalmoro, em Cachoeirinha (Rio Grande do Sul). "Nossa idéia é entregar um carro para cada uma das 11 equipes ainda na segunda quinzena de março", afirmou.
O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e realização da RM Racing Events.