domingo, 28 de fevereiro de 2010

BMW LANÇOU O X1 NO BRASIL



Após um ano de muito sucesso, a BMW do Brasil, que registrou o maior crescimento em vendas da marca no mundo todo em 2009, está lançando no mercado brasileiro, o utilitário-esportivo compacto, X1. Alguns jornalistas o consideram um crossover compacto e a BMW um Sport Activity Vehicle ou apenas SAV, em vez do SUV, Sport Utility Vehicle. Independente de como ele será classificado por aqui, já podemos adiantar depois de 4 voltas pelas pistas do Autódromo Internacional de Interlagos, que o X1 tem tudo para conquistar o mercado brasileiro e se tornar um grande sucesso de vendas da BMW no Brasil.Visto de lado, ele parece uma espécie de Super-Série 1. Medindo 4,45 metros, é 21 cm maior que o hatch de entrada da marca bávara, mas a silhueta é bem semelhante -- especialmente pelo primeiro volume alongado, que guarda o motor longitudinal. O pouquíssimo que o X1 tem de "utilitário", em termos visuais, está nas proteções da grade inferior dianteira e do para-choques traseiro. Os pneus de perfil baixo (225/50), por exemplo, não deixam dúvida sobre sua vocação urbana e "asfáltica".
O X1 lembra muito os veículos da Série 1. Quem não tem muita intimidade com os veículos da marca poderá até confundi-los pelas ruas. O novo utilitário da BMW mede 4,45 metros (21 cm maior que os hatchs da Série 1). Aliás, a vocação urbana e esportiva do X1 é tão forte, que o veículo foi apresentado à imprensa especializada, em um autódromo. E podemos dizer, que o X1 nasceu muito mais para o asfalto, do que para o mundo off-road.
A frente do modelo traz a característica grade com o desenho do "duplo rim", e a traseira fica num meio-termo entre station wagon e SUV. Inicialmente, o X1 que está chegando às concessionárias é a versão top de linha, a xDrive 28i. O carro possui tração integral (por isso é da família X) e seu motor é de 3 litros; normalmente o "28" indicaria um propulsor 2.8, mas não é o caso aqui. A potência é de 261 cavalos, e o torque chega a 31 kgfm, a 2.600 giros.
No final de abril, a BMW começa a importar uma versão mais em conta do X1, com tração traseira e motor 2.0 de quatro cilindros, que tem 150 cv de potência a 6.400 rpm. Esse carro deve custar algo entre R$ 120 mil e R$ 130 mil. Um sofisticado sistema de navegação, que deve incluir GPS com informações até do relevo de onde o carro está passando.
No mercado brasileiro, a BMW aponta o Volvo XC60 e o Volkswagen Tiguan, como seus principais concorrentes.
De acordo com a BMW, o X1 xDrive28i será vendido no Brasil por R$ 174.900,00, ainda como linha 2010 e sem GPS de série. A linha 2011 só chegará em junho, já com o navegador de série, o que elevará o preço desta versão para R$ 198.000,00.

Avaliação:
Durante a rápida avaliação do X1, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo (SP), podemos sentir como o X1 foi realmente muito bem "nascido" para as pistas e para a velocidade. O controle de tração e estabilidade são extremamente eficientes, permitindo ao condutor, uma ótima dirigibilidade, principalmente em curvas, onde o comportamento do X1 é muito seguro.
O conforto e o requinte do veículo também proporciona aos passageiros e motorista, bons momentos a bordo. Em breve, nós faremos uma avaliação mais completa do X1 e poderemos repassar aos nossos leitores, todas as qualidades do X1.
 

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