domingo, 28 de fevereiro de 2010

MERCEDES-BENZ SLS AMG É O NOVO SAFETY CAR DA F1 EM 2010



A Fórmula 1 apresentou o Safety Car oficial mais potente de toda a história da categoria. O Mercedes-Benz SLS AMG substitui o SL 63 AMG, que liderou os carros de F1 em 2008 e 2009. O 'asa de gaivota' será guiado pelo ex-piloto de DTM, o alemão Bernd Mayländer. Ao lado dele estará o representante da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Pete Tibbets. O SLS AMG não precisou de mudanças pesadas para encarar os 19 autódromos da temporada 2010 da F1. O motor V8 aspirado de 6.3 litros produz 571 cavalos de potência e 66,2 kgfm de torque, a aceleração até 100 km/h demora 3,8 segundos.
Quando o Safety Car da F1 aparece na televisão, surge a sensação que os carros estão lentos. No entanto, não se engane. O SLS vai precisar andar com ritmo forte para que os carros de corrida mantenham os pneus aquecidos e os motores resfriados. A estrutura do AMG em alumínio faz com que o bólido pese 1.620 quilos. Além disso, a escolha pelo cárter seco possibilitou aos engenheiros montar o V8 no ponto inferior do cofre. Assim o centro de gravidade do SLS AMG permanece baixo, o que ajuda a manter a estabilidade em curvas. A suspensão é a mesma do modelo de rua, feita de multibraços de alumínio nas quatro rodas. A distribuição de peso é de 47% na dianteira e 53% na traseira. A caixa de câmbio é de dupla embreagem de sete marchas. As trocas são feitas por borboletas atrás do volante e demoram 100 milissegundos cada.
A Mercedes-Benz e a AMG tomaram cuidado especial com a iluminação externa. Todos os equipamentos contam com diodos emissores de luz - led. O sistema que vai no teto do SLS passou por testes em túnel de vento para atrapalhar o menos possível a aerodinâmica do carro. A parte superior do esportivo também conta com um microcâmera para a transmissão para televisão. A curiosidade fica por conta da placa posicionada na traseira com 700 leds com a inscrição Safety Car. O interior do SLS tem bancos concha, volante com área especial de aderência para o piloto, acabamento em fibra de carbono, sistema de radio comunicação e dois monitores para que Tibbet acompanhe a corrida. A estreia do novo Safety Car acontece na primeira etapa da temporada 2010 no Bahrein, no próximo dia 14.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário